Aprenda a fazer o pagamento e a consulta do IPVA SP

Todos os condutores que residem no estado de São Paulo certamente sabem dos seus deveres como motorista. E uma destas obrigações é fazer o pagamento do IPVA SP, um imposto obrigatório que incide sobre todo automóvel emplacado no estado.

Mas a cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores não ocorre apenas no estado de São Paulo, todos os cidadãos brasileiros que tem carro, moto, ônibus, caminhão ou qualquer outro tipo de veículo deve fazer o pagamento da dívida.

O artigo abaixo foi desenvolvido com o intuito de ajudar aqueles que não sabem como fazer a consulta, nem o pagamento do seu IPVA. Portanto, continue a leitura a seguir para não deixar nenhuma informação importante passar despercebida.

Como funciona o IPVA SP

O cálculo odo IPVA São Paulo é feito de acordo com o governo do estado, e todos os veículos emplacados em seu território devem fazer o pagamento do imposto dentro do prazo de vencimento estabelecido.

IPVA SP

Acesse também: https://plus.google.com/u/0/102571645118995026789/posts/MouVEqkjXzz.

Alguma mudanças são feitas anualmente nos valores do imposto, mas isto ocorre por conta do constante lançamento de novos modelos no mercado. E visando organizar a situação das taxas do imposto, todo ano é divulgada uma tabela com os valores atualizados.

É essencial para os motoristas que irão pagar o IPVA SP em cota única, que façam isto dentro do prazo de vencimento, pois deste modo poderá obter um desconto de 3% no valor total do valor devido.

Como fazer a consulta da IPVA SP

O órgão responsável por administrar a situação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de São Paulo é a Secretaria de fazenda do estado, e a consulta do IPVA do seu veículo é feita diretamente no site oficial da entidade.

O processo é muito simples e fácil de ser realizado. E se você ainda não sabe como estar consultando a situação do seu veículo, basta seguir as dicas passadas no guia-explicativo abaixo:

IPVA SP

  • O primeiro passo a ser dado é acessar o site do SEFAZ SP através do endereço www.fazenda.sp.gov.br;
  • Depois preencha os campos solicitados com o Renavam do seu veículo;
    Informe o CPF ou CNPJ do condutor;
  • Após isso digite o código de verificação;
  • E por fim, clique em Consultar.

Após ter feito esta consulta e notado que o seu IPVA já pode ser pago, você devera se apressar para consultar a tabela de pagamento do ano atual. É por meio dela que o valor a ser pago é calculado.

Não deixe também de estar acompanhando no tópico a seguir como estar realizando o pagamento do seu imposto de maneira simples rápida. Vale a pena conferir.

Como fazer o pagamento do IPVA SP

Assim como a consulta do valor do seu IPVA SP, fazer o pagamento do mesmo é essencial para os motoristas. E para aqueles que não sabem como fazê-lo, este é o tópico certo.

Existem duas formas de estar quitando a dívida, a primeira delas é em cota única (à vista) e os condutores que optarem por esta forma terão acesso à um desconto de 3%. A outra maneira é parceladamente, porém esta não contará com o abatimento no valor.

Conclusão

Agora que você já sabe como realizar a consulta e o pagamento do IPVA SP, ficará muito mais fácil de estar em dias com o seu imposto. E caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito do assunto, deixe o seu comentário logo abaixo. Obrigado!

This entry was posted in Serviços. Bookmark the permalink.